Sinônimos de coordenar
Sentidos e Definições
1
verbo
Organizar, harmonizar ou colocar em ordem diferentes elementos ou atividades para alcançar um objetivo comum.
Área: administração, gestão, organização
Exemplos de Uso:
- Ela conseguiu coordenar todas as equipes do projeto com eficiência.
- O professor coordenou as atividades da sala de aula.
- Precisamos coordenar os horários para evitar conflitos.
Sinônimos:
organizar
harmonizar
alinhar
integrar
planejar
conjugar
2
verbo
Dirigir, organizar ou supervisionar uma atividade ou evento, garantindo sua realização adequada.
Área: eventos, administração, liderança
Exemplos de Uso:
- O gerente coordenou a cerimônia de formatura.
- Ele foi chamado para coordenar o evento beneficente.
- A equipe coordenou toda a logística do casamento.
Sinônimos:
dirigir
supervisionar
administrar
chefiar
liderar
gerenciar
Antônimos
Sentido 1:
desorganizar
descoordenar
desalinhar
Sentido 2:
descoordinar
desgovernar
desabrigar
Etimologia
Do latim *'coordinare'*, que significa 'posicionar juntamente', derivado de *'cum'* (com) e *'ordinare'* ( ordenar), evoluindo para indicar a ação de organizar ou diriger atividades e elementos.
Observações
Uso comum em contextos profissionais, acadêmicos e administrativos. Formalidade moderada, aplicado em diferentes áreas relacionadas à organização e gestão.